Canas e Senhorins (sem censura)
Todas as opiniões sem censuras, mas com respeito e civismo! Bem vindos todos.

segunda-feira, outubro 10, 2005

Eleições

Após estas eleições, que aqui na nossa terra foram intensas, quero deixar a minha leitura não só à minha terra mas ao concelho de Nelas, sim concelho de Nelas porque infelizmente pertencemos a eles.
E vou começar por ai mesmo, e faço uma única leitura possível, afinal Canas tem poder de decidir quem entra na asnelas.
Comparando os valores de 2001 com os deste ano, o PS desceu dos 46, 72 para os 44.43. A diferença não é muita, mas note-se na evolução dos outros partidos. Em 2001 o PSD e o CDS foram separados e ambos tiveram 30,07 e 17, 94 respectivamente. Em 2005 foram a eleições em coligação e obtiveram 45, 79. Se fizéssemos uma soma aritmética somando os valores do ano de 2001 do PSD com o do CDS o resultado seria 48,11.
Para verem melhor aqui deixo o link:

http://programas.rtp.pt/eleicoes/autarq2005/autarq2005.php?ac=conc&cod_concelho=180900

Mas recordo que faltando a freguesia de Canas a lista do PS continuava na asnelas e quando foram conhecidos os valores de Canas deu-se o volte face.
Que leitura políticas há a retirar?
O povo de Canas fartou-se do Zé.
O povo de Canas não pactua com jogadas baixas e bem vincadas que elas foram, para a aniquilação total de uma luta que dura décadas.
A criação de uma nova lista, não está em causa a sua legitimidade, mas o que me assustou foi o modo como foi tudo fabricado, o tempo de cozedura desta lista, os objectivos políticos que lhe eram atribuídos.
Foi tudo muito baixo, a propaganda feita por membros dessa lista, em nome pessoal, que por coincidência colidiam com outros membros da mesma lista, foi tudo muito estranho.

A atitude do Movimento é criticável como qualquer outro partido, pessoa, ou instituição. Critico sem dúvida o Movimento na forma como actuou quando soube da existência da outra lista, para mim, repito, para mim, deveriam aceitar de peito aberto aquela lista ou outra que fosse, e “encarar o toiro pelos cornos” sem medo.
Continuaram a errar, a meu ver, na apresentação da sua lista, e não quero criticar ninguém, mas acho que sempre os mesmos começa a cansar e a cansarem-se. Nota-se que se está a esgotar este modelo, e para bem da luta, procurem, chamem convidem pessoal mais novo para a frente sem nunca os abandonar.
Eles que tirem uma ilação e como li num outro blog do qual fui expulso, na mesa dos mais jovens o Movimento ganhou com larga margem.
A luta continua, foi dada uma votação inequívoca ao Movimento, agora saibam ler nas entrelinhas, e mudem de estratégia e todos seremos poucos para concretizar o objectivo final Canas Concelho.

Não referi, nenhum membro nem irei atacar ninguém da outra lista, porque já é história, mas chocou-me ao ponto a que se chegou, e aqui incluo a população e as próprias pessoas que deram a cara. Só faltou saber sinceramente onde andava o número 1 e o número 2 dessa lista.

Obrigado pela oportunidade que me foi dada Sr. Tubaro e felicidades para o Blog

2 Comments:

At 5:12 da tarde, Blogger Primadona said...

epá começa a interessar este blog, além de tudo começa a ter uma ponta de cultura, coisa que ainda n tinha visto. Alguém disse, vamos empenhar-nos em construir sem destruir. aquele abraço

 
At 5:15 da tarde, Blogger Primadona said...

A verdade vai ser uma, pelo que vejo este blog vai-se primar por dar um empurrão mas de uma forma totalmente nova, sem insultos baratos e sem expulsões fáceis, nota-se já uma evolução nos Post, meus sinceros parabéns Sr. Tubaro.

 

Enviar um comentário

<< Home