Canas e Senhorins (sem censura)
Todas as opiniões sem censuras, mas com respeito e civismo! Bem vindos todos.

quinta-feira, outubro 13, 2005

Nova atitude

Cinco dias após as eleições, é necessário fazer uma reflexão, e perdoem-me, vou deixar os "Só Canas" de fora porque nesta abordagem só irei falar do que realmente interessa.
E como vem sendo hábito nada melhor do que começar com um rumor/facto, parece que houve um encontro entre o lider do Movimento e a futura Presidente da asnelas.
Não vou abordar muito este tema e deixar para quando o rumor passar a verdadeiro facto se passar.
Mas interessa, neste momento, refletir, na orientação política que o Movimento terá apartir daqui.
Penso, e é a minha opinião, que a postura do Movimento terá de passar por mais abertura à geração mais nova, incorporando novos elementos nas suas hostes, optando por novas maneiras de cativar um povo que, se formos analisar profundamente já se encontra cansado necessitando de um novo empurrão.
Desde que existem por exemplo, as sessões de esclarecimentos, eu assisto sempre a um palco, com um palanque e sempre as mesmas pessoas a darem a cara. Atenção não tenho nada contra essas pessoas e até as defendo e defenderei sempre nesta causa. Mas porque não aparecerem caras novas misturadas com os ditos crónicos?
Não mostraria uma abertura à juventude Canense, e digo-vos, existe muita rapaziada capaz, com as suas ideias e força de vontade de ajudar esta nobre causa.
Querem uma prova?? O que se passou no "Canas em Movimento", o quanto a juventude dinamizou esta honrosa actividade fomentada pela Junta de Freguesia.
Foi frustante, sem dúvida, chegar onde chegamos, conseguir levantar os deputados para votarem o "sim" ao concelho de Canas e depois por uma birra partidária do sr. Presidente da República que não assinou a Lei que criava o nosso Concelho.
Foi uma luta tenaz, ousada para todos nós mas imaginem o quanto aquelas pessoas (Movimento) tiveram que dar, tiveram que ouvir e sofrer para levar Canas até à votação.
Ao longo destes anos, cometeram-se excessos sem dúvida, extravazaram-se actos, disse-se muita coisa, que no meu entender poderiam ser evitaveis e é neste momento que se devem retirar as ilações de tudo o que se fez de menos bom para não se voltar a repetir no futuro.
O Movimento sabe que há pessoas descontentes com o rumo que se estava a levar, é necessário mostrar urgentemente que o Movimento está vivo, jovem, com uma nova atitude, uma atitude virada para a terra, fazendo mais pela cultura, apoiando as várias Associações que existem na localidade, reparem finalmente Canas pode dizer que tem uma Biblioteca aberta ao público, não sei se a junta ajuda ou não, se não o faz deveria faze-lo (mesmo sendo a biblioteca pertença dos Bombeiros - as pessoas passam mas a Associação fica) e porque não pensarem em construir um posto internet para os jovens e menos jovens para poderem usufruir desta nova tecnologia?
Penso que não é só com protestos, manifestações, boicotes, que Canas será Concelho. Estas são necessárias na altura certa (eu lá estarei como sempre estive), mas é necessário não esquecer o outro lado. Exigiu-se muito deste povo durante estes anos, o povo nunca vacilou ao chamamento, está na hora de dar uma retribuição merecida mas sempre, repito sempre com a ideia viva Canas a Concelho.
Essa será sempre a cereja em cima do bolo...
Obrigado Canas

3 Comments:

At 11:05 da manhã, Blogger Por Quem Não Esqueci said...

Bom post.

Certamente que os elementos do Movimento estão atentos à situação dos jovens, e por isso mesmo tiveram a ideia de fazer todas as actividades desportivas e culturais, inseridas no Canas em Movimento, nas quais participei e gostei, haverá mais certamente.

Que se ofereça o primeiro que esteja disposto a enfrentar não só os momentos de glória, mas muita atenção podem existir momentos da luta, em que é necessário dar a cara em primeiro lugar, ser o primeiro se assim for necessário a sentar-se numa qualquer rua deste nosso país, entre outras coisas que jovens e menos jovens já fazemos à tantos anos com todas as consequências que isso possa trazer.

Eu ainda não me encontro cansado e estou com mais força e vigor que nunca, porque cada rasteira que nos fazem dá-nos mais força e razão para lutarmos pela nossa causa tão justa, que é criação do nosso Concelho de Canas.

Que se ofereça o(a) primeiro(a) que decerto ninguém lhe negará a presença num palanque a lutar pelo nosso Concelho de Canas, é bom ver caras novas e jovens. Com ideias novas e projectos novos, mas sempre ligados à obtenção rápida do Concelho.

Arrependam-se não do que fizeram, mas sim daquilo que não fizeram, numa luta não existem excessos, mas sim situações que nos levam a agir desta ou daquela forma.

Canas Unida Jamais Será Vencida.
Viva o Concelho de Canas de Senhorim.
Over&Out.

 
At 8:37 da tarde, Blogger Primadona said...

@por quem...

Realmente concordo consigo em tudo, espero que não esqueçam os jovens e que os jovens não esqueçam a causa.
Quando me referi ao estarem cansados, acho que concorda comigo que já começava a existir um certo mal estar, foi a isso que eu tentei focar, eu também não me encontro cansado mas tem que admitir, estas eleições a forma como decorreu deu muito mais alegria e força para seguir em frente. A união faz a força.
Mas uma coisa que eu quero frisar e deixar bem vincada, não esperem que os jovens apareçam procurem-nos...

Obrigado Canas

 
At 1:22 da manhã, Blogger Por Quem Não Esqueci said...

Acho que os líderes do Movimento já nos abriram caminho com as actividades criadas para nós, agora resta sabermos aproveitar, todas as terças feiras há umas reuniões, onde são debatidos todos os assuntos que se passaram, que se passam e que se irão passar, uma verdadeira DEMOCRACIA PARTICIPATIVA, onde qualquer um pode expor e debater as suas ideias e existe sempre uma resposta. Mas sobre isto da DEMOCRACIA PARTICIPATIVA irei colocar um post no http://porquemnaoesqueci.blogspot.com
, em breve.
De qualquer forma se calhar tem que haver um meio termo alguém tem que demonstrar interesse, para que alguém do Movimento possa procurar.
Canas Unida Jamais Será Vencida.
Viva o Concelho de Canas de Senhorim.
Over&Out.

 

Enviar um comentário

<< Home