Jornal para todos
Jornalismo é a actividade profissional que consiste em lidar com notícias, dados factuais e de divulgação de informações. Jornalismo também se define como a prática de juntar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos actuais. Jornalismo é uma actividade de comunicação.
A notícia é um formato de divulgação de um acontecimento por meios jornalísticos. É a matéria-prima do Jornalismo, normalmente reconhecida como algum dado ou evento socialmente relevante que merece publicação num meio de comunicação. Factos políticos, sociais, económicos, culturais, naturais e outros podem ser notícia se afectarem indivíduos ou grupos significativos para um determinado veículo de imprensa. Geralmente, a notícia tem conotação negativa, justamente por ser excepcional, anormal ou de grande impacto social, como acidentes, tragédias, guerras e golpes de estado. Notícias têm valor jornalístico apenas quando acabaram de acontecer, ou quando não foram noticiadas previamente por nenhum veículo de comunicação. A "arte" do Jornalismo é escolher os assuntos que mais interessam ao público e apresentá-los de modo atraente. Nem todo texto jornalístico é noticioso, mas toda notícia é potencialmente objecto de refinação jornalística.
Quatro factores principais influenciam na qualidade da notícia:
1 - novidade: a notícia deve conter informações novas, e não repetir as já conhecidas
2 - proximidade: quanto mais próximo do leitor for o local do evento, mais interesse a notícia gera, porque implica mais directamente na vida do leitor
3 - tamanho: tanto o que for muito grande quanto o que for muito pequeno atrai a atenção do público
4 - importância: notícia deve ser importante, ou, pelo menos, significativa. Acontecimentos banais, corriqueiros, geralmente não interessam ao público
Será que o Jornal de Canas ao longo destes anos tem procurado ser isento?
Será que escolhem os assuntos com mais interesse para o público?
Penso que a postura de orientação do Jornal, não tem sido a melhor e cada vez mais se nota a falta de isenção, não quero com isto dizer que o trabalho que está a ser feito não é válido, mas penso que alguém de direito deve chamar à atenção da orientação noticiosa, e procurar novas pessoas para se juntarem às que estão para colaborarem na sua organização deixando com isto transparecer que o Jornal é de 2 ou 3 pessoas.
Ou é um Jornal para servir a Paroquia e aí sim, só deve servir e trazer notícias relativas a esse assunto, ou se querem tornar um Jornal de interesse público para servir a Comunidade em geral devem repensar seriamente a orientação.
Por um Jornal pluridisciplinar, por um Jornal isento…
2 Comments:
Bom desenvolvimento escrito!...
Gostaria de comentar, mas, desta vez, auto-censuro-me!..
@Cingab
Pode fazê-lo mantendo a isenção...
A sua opinião é sempre de levar a sério, isto é um debate de ideias não de impor uma ideia.
Enviar um comentário
<< Home