Canas e Senhorins (sem censura)
Todas as opiniões sem censuras, mas com respeito e civismo! Bem vindos todos.

sexta-feira, março 17, 2006

Explosões Vs Implosões (Teoria da Luta)

Explosão
Deflagração acompanhada de grande ruído; produção e saída violenta de gases comprimidos; estoiro, estampido, detonação; manifestação súbita e violenta de sentimento, de paixão; arrebatamento.
Implosão
Rebentamento para dentro
Conjunto de explosões combinadas, de forma a, que os seus efeitos tendam para uma área limitada central; fenómeno de colapso para o interior das paredes de um recipiente sujeito a uma maior pressão no exterior do que no seu interior.

Uma luta para se tentar atingir algo só é visível com “explosões”, mais ou menos, periódicas! As Razões têm de ser visíveis do exterior e quanto maior for a explosão, maior é a perceptibilidade. Pela mesma relação directa, quanto menos for o rebentamento menor a visibilidade… Podendo mesmo chegar a um “bufo” que só é ouvido por quem o dá ou por quem está “profissionalmente” atento!...
Temos as explosões controladas e as blindadas! As primeiras são “show off”, porque não aleijam ninguém e a sua visibilidade é querida por todas as partes… As segundas “abafadas” pela parte visada ou, quase sempre, pela comunicação social, que só blinda quando quer e como quer, seguindo interesses, para mim, obscuros!...
Uma explosão tem também efeitos colaterais, não só nas partes beligerantes como nos inocentes ( e a estes é que aplicaria o termo “danos colaterais”)…
Os resultados nas pessoas duma explosão, quase sempre, deixa marcas, muitas incuráveis (Por exemplo uma explosão atómica ou biológica) e são estas que implodem as partes…
Ao provocarmos uma explosão de visibilidade com vista a atingir algo de uma outra parte, também tem consequências do nosso lado… Até porque, uma grande explosão de visibilidade vai contra filosofia de muitas pessoas… Um outro teorema diria que quanto maior é a explosão de visibilidade, maiores são as consequências internas!... E, por vezes, são mais as internas que as externas!...
Essas consequências internas, que denomino de implosões, são responsáveis por ser cada vez mais difícil haver consensos alargados para novas explosões de visibilidade… As razões mantêm-se, mas a luta implode!
Contudo, uma implosão, também pode ser sinónimo de renovação… Deitar abaixo algo, para fazer melhor, é esta a perspectiva!...

Concluo portanto, que uma explosão de visibilidade numa luta deve ter objectivos claros e definitivos da parte que a provoca, porque toda a luta pode ser vítima de implosão caso se perpetue no tempo…

E o Teorema :
OL = (nEx X qEx) : Dt (nIm X qIm)

Em que :
OL – Objectivos da Luta
nEx – nº de Explosões
qEx – Qualidade das Explosões
Dt – Período de Tempo
nIm – nº Implosões
qIm – Qualidade das Implosões

quinta-feira, março 16, 2006

4esquinas

visita virtual em http://www.neline.net/

quarta-feira, março 15, 2006

Estradas em Portugal

Como diria o outro:
Se não há verba, não há estrada!...
E está bem visto!...
Se o IEP não tem verbas para comparticipar uns semáforos onde ele são precisos, uns sinais de trânsito para regular o tráfego, alcatrão para tapar os buracos, pessoas para limpar as estradas… Então, para quê ter a estrada?

sexta-feira, março 10, 2006

Hoje em...

10 de Março

- de 1649. Instituição da Companhia Geral de Comércio para o Brasil, tendo o monopólio das exportações de farinha, bacalhau, azeite e vinho e das importações de pau-brasil.

- de 1768. Nasce Domingos António do Espírito Santo, baptizado em 30 de Março tendo como padrinho Domingos de Sequeira Chaves. Ficará conhecido como Domingos Sequeira.

- de 1791. Breve do Papa Pio VI ameaçando com penas eclesiásticas aos religiosos que jurarem a Constituição civil do clero promulgada pela França revolucionária.

- de 1793. Início do período do Terror em França, durante a Revolução Francesa, com a criação do Tribunal Criminal extraordinário, que mais tarde adoptará o nome de Tribunal Revolucionário.

- de 1797. O papel selado é restabelecido em Portugal.

- de 1821. Revolução liberal, de inspiração carbonária, no Piemonte, em Itália.

- de 1826. D. João VI morre, e inicia-se o governo da regência presidido pela infanta Isabel Maria. O sucessor do rei falecido é desconhecido, sendo uma das incumbências da regência escolhe-lo.

- de 1927. Aparecimento da revista Presença, "folha de arte e crítica" fundada, em Coimbra, por José Régio, João Gaspar Simões, Branquinho da Fonseca e Edmundo de Bettencourt.

- de 1932. Sigmund Freud publica a Introdução à psicanálise.

- de 1933. Abertura do primeiro campo de concentração nazi, em Dachau, nos arredores de Munique, no sul da Alemanha.

- de 1972. Os Tasaday, uma tribo em vivendo em estado primitivo, são descobertos nas Filipinas. Mais tarde provar-se-ia que a existência da tribo era uma fraude.

Capítulo novo, história nova?

Mais um capítulo que foi aberto na luta do nosso povo.

Troca de Presidentes, esperamos troca de políticas…

A passagem do ex-Presidente foi nefasta para o nosso povo, mostrando outra faceta do homem Jorge Sampaio, mentiroso e cínico. Mentiu ao povo de Canas quando afirmou que se o projecto fosse aprovado pela Assembleia da República não o vetaria, e foi cínico na sua visita a Asnelas mostrando ai algo que desconhecia num Presidente que tomou aquelas decisões o medo e cobardia.

Pode-se afirmar que foi um funcionário do seu partido, e neste seu último mandato esteve ao seu melhor nível.

Não esquecer que foi ele quem deu mais força à luta de Canas quando assinou por baixo a criação dos concelhos de Vizela, Trofa e Odivelas. Ele abriu um precedente aceitando estar ao lado do seu amigo e Primeiro-ministro Guterres, fazendo com que as promessas deste fossem cumpridas. Se bem sabemos Vizela e Trofa não estavam de acordo com a Lei-quadro vigente para a criação de novos municípios, mas o facto é que foram criados e assinados por Sua Exc.ª.

Com que legitimidade ele vetou Canas e Fátima? Unicamente razões políticas. Não é credivel que o tal livro branco que mandou criar venha trazer algo de novo porque me parece que o livro vai ficar mesmo em branco dando jus ao nome a Sua Exc.ª o baptizou.

Diziam que iria abrir um precedente e que muitas freguesias iriam pedir para ser concelho, o mais interessante nisto é que a única que deu a cara e o corpo ao manifesto foi Canas de Senhorim. Fátima o que fez? Foi a reboque…

Dizem que é anormal a existência de dois concelhos com uma distância de 6 km, mas o facto é que foi feito um estudo da CCRC em que afirma que só trará vantagens para as duas localidades a separação, logicamente com a criação do novo concelho de Canas.

Mas hoje muda uma personagem, uma personagem que não deixa saudades, e a questão que se impõe neste momento, será que a nova personagem vai ser melhor que a anterior?

Sinceramente não acredito, e relembro que quando os Fornos Eléctricos estavam para fechar o mesmo senhor que hoje é Presidente da República e naquele tempo Primeiro-Ministro, quando um dia se dirigia para uma visita a uma localidade do distrito de Viseu em que o percurso passaria por Canas e ao saber que os trabalhadores estavam à Sua espera para darem conta do que sofriam não hesitou e desviou-se indo por um caminho mais distante para não ouvir as lamentações de milhares de trabalhadores que estavam prestes a ir para o desemprego.

Acho que o Movimento (se é que ainda existe e com aquele fundamento para que foi criado) já devia ter “apalpado” o pulso ao PR, dando a conhecer ao povo essa avaliação feita.

O tempo é o melhor conselheiro, e como diz o cego a ver vamos….

Deus esteja convosco,

Amén

quinta-feira, março 09, 2006

Hoje em ...

9 de Março

- de 1451. Nasce em Florença Americo Vespucci, navegante que tendo, ao serviço de Portugal, reconhecido as costas das Índias Ocidentais e do Brasil, deu o seu nome ao novo continente.

- de 1718. É permitido a escravização dos índios antropófagos do Brasil.

- de 1831. A França de Luis Filipe de Orleans cria a Legião Estrangeira, com tropas estrangeiras anteriormente ao serviço do rei Carlos X, deposto no ano anterior.

- de 1838. Revolta do Arsenal. Sublevação de setembristas radicais com o objectivo de impor a demissão de personalidades moderadas do governo. Durará até dia 13 de Março.

- de 1842. Estreia da ópera de Verdi Nabucco, o primeiro grande êxito do músico.

- de 1916. Declaração de guerra da Alemanha a Portugal, devido à requisição de todos os navios mercantes alemães refugiados em portos portugueses. Portugal entrava na Primeira Guerra Mundial.

- de 1918. É criado o Ministério da Agricultura.

- de 1932. O antigo imperador chinês Pu Yi é colocado pelos japoneses à frente da Manchúria, província chinesa ocupada pelo Japão.

quarta-feira, março 08, 2006

Notas históricas

No dia 8 de Março registaram-se estes acontecimentos históricos dignos de registo:

8 de Março.

- de 1731. Fundação da Academia dos Unidos em Torre de Moncorvo, Trás-os-Montes.

- de 1914. Fernando Pessoa cria o heterónimo Alberto Caeiro e escreve Guardador de Rebanhos.

- de 1917. Morte do conde von Zeppelin, inventor dos dirígiveis.

- de 1976. Portugal e Angola estabelecem relações diplomáticas.

Convém recordar o que somos....

Amém

Fotos da Loucura

Foto de Rui Pina
Carnaval de Canas de Senhorim- 400 anos anos de folia, loucura e liberdade!- genuinamente português- único no mundo com dois bairros em disputa!![Paço e Rossio]
- Perdão!! , único durante 370 anos porque nos últimos 30 tem convivido com uma cópia mal tirada, mas bem paga!!
Fotos em Blog Município de Cannas de Senhorym

sábado, março 04, 2006

Carnaval

Meus irmãos,

mais um carnaval passado mais uma época que findou de desvaneio, alegria, loucura e convívio.
As associações voltaram a desempenhar o seu papel (que é tão importante que sem elas não havia carnaval). Uma palavra de apreço para as gentes de ambas as direcções, palmas para os que realizaram os carros alegóricos e um agradecimento especial para quem se vestiu e desfilou nos cortejos.
Canas angalanou-se mais um ano, vestindo as cores do arco-íris, três dias de folia, onde Canas fica divida com o seu bairrismo.
Este ano finalmente, houve um impulso importante da Asnelas (a presidente esteve cá na terça-feira e estava deliciada com o que via), um impulso (subsidio) que não sendo o ideal já é uma ajuda para colmatar as algumas despezas.
A rivalidade é importante no carnaval e por isso o torna único e genuíno.
Agora pergunto-me se não haverá que repensar melhor onde e como colocar as milhares de pessoas que visitam a nossa terra?
Será que o percurso é o ideal? Vejamos o que se passa todos os anos, um bairro à espera que o outro passe após se cruzarem nas avenidas para depois seguirem um atras do outro.
Não sería importante para o carnaval um dos bairros no domingo continuar o trajecto descendo a rua do Paço em direcção ao pelourinho ficando nesse momomento um bairro nas quatro esquinas e o outro na igreja? Será que Canas não ganharia com isso?
Porque não criarem um circuito e fecharem o mesmo?
Será as quatro esquinas o espaço suficiente para a realização do despique?
Será que os carros da música, sendo o despique sem som, fazem sentido estarem colocados no despique ocupando o lugar de dezenas de pessoas que podiam estar a pular?
Porque é que os estabelecimentos que mais ganham com esta festividade não são os que mais ajudam as Associações?
Haverá mais questões que podem evoluir o nosso carnaval, e todas elas serão para o engrandecer...

Amén...

quinta-feira, março 02, 2006

Bem Haja! (Por Nos Terem Visitado...)

DESPIQUE 06


Fotos carnaval CannasSrYm06 em http://municipiocds.blogspot.com/

O Areias...

Desde pequeno aprendi a apreciar os camelos… Quem não se lembra do Areias?
Com o decorrer dos anos comecei a aprender que um camelo não é algo pertencente ao reino animália, ao filo Chordata, à classe mammália, à ordem Artiodactyla e à família Camelidea… Ou então o símbolo de uma conhecida marca de cigarros… Um camelo é… Um camelo!...
Os camelos são conhecidos pela sua capacidade impar de transpor as adversidades…

Quando li os “dizeres” finais de um carro alegórico do Carnaval de Canas de Senhorim, fiquei estupefacto com a quantidade de “animais” existentes nessa gloriosa terra… Metade deles ainda estou à espera que me digam quem são… Mas, não seremos todos camelos? Quem é que teve de transpor anos de adversidades?
Bem, só se os anti-MRCCS forem camelos (juntamente com o chefe José Lopes Camelo) e os pró-MRCCS forem dromedários… Ou então há camelos dos dois lados!... Que confusão “camelar”!!!...

Mas a mim o que me interessou mais no carro foram mesmo as lápides colocadas… Aquilo que foi enterrado durante a travessia do deserto… E o deserto já terminou? Ou estamos apenas a ganhar forças num oásis? Por onde é o caminho?

quarta-feira, março 01, 2006

Carnaval 2006 - parte 1



Os dois corsos Paço e Rossio. Parabéns às Associações que fizeram um bom trabalho. Canas agradece....